Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização.
O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.
A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose.
Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.
IMPORTANTE: O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.
No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.
PASSAPORTE DIGITAL DE IMUNIZAÇÃO ?
A União Europeia está trabalhando para criar um passaporte de vacina válido para todos os países do bloco. Quem for vacinado poderá pular os controles mais severos impostos a todos os demais para entrar no país.
Outros países como EUA e China devem seguir o exemplo, embora a vacina não seja uma condição de entrada, isso poderá começar a se tornar obrigatório assim que as vacinas começarem a ser distribuídas de forma mais ampla em todo o mundo.
Assim, futuramente todas as companhias aéreas do mundo podem tornar o uso do passaporte de vacina obrigatório, como já foi anunciado por uma empresa de cruzeiros para maiores de 50 anos que só vai aceitar clientes vacinados.
NO BRASIL > Foi com esse objetivo e com essa missão que o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, que faz parte da Estratégia Digital de Saúde do Brasil, foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem suportar cidadãos e profissionais de saúde no combate à pandemia.
Dessa forma, o Ministério da Saúde, com o apoio dos Laboratórios Públicos e Privados, permitirá a recepção e compartilhamento dos resultados dos exames relacionados a pandemia que poderão ser acessados pelo cidadão por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.
O documento será disponibilizado de forma eletrônica e permitirá que os brasileiros apresentem um comprovante de vacinação, dessa forma ampliando o controle sanitário no país.
Além disso, os estados poderão utilizar o documento para restringir a entrada de pessoas em ambientes públicos ou privados, podendo aplicar penalidades ou multas para quem desrespeitar a medida.
Vale ressaltar que o comprovante de vacinação já existe e é fornecido ao vacinado logo após a imunização.
Por enquanto a apresentação do comprovante de vacinação não é obrigatória, embora possa ser solicitado em alguns casos.
CONECTE SUS ONLINE E APLICATIVO
O Conecte SUS é um programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o apoio à informatização e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.
Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção do vírus, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.
CARTÃO SUS ONLINE – SITE
O cadastro no Conecte SUS é simples e pode ser feito com o CPF ou a Carteira Nacional de Saúde.
O registro pode ser feito direito no aplicativo no celular ou em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br
O seu Conecte SUS login é feito usando as informações do cadastro do site GOV.BR. Mas caso anda não tenha você pode fazer facilmente seguindo os formulários da página
Depois que fizer este cadastro o seu acesso no Conecte SUS será bem simples, confira o passo a passo:
- Passo 1: Entre no site oficial ou aplicativo e clique em “Entrar”.
- Passo 2: Digite o número do seu CPF.
- Passo 3: Digite sua senha cadastrada no GOV.BR.
Agora você terá acesso a todos os serviços oferecidos, saberá com certeza, o que é Conecte SUS na prática.
Agora você pode: consultar exames pelo no aplicativo do SUS: para acessar a opção de Conecte SUS resultado de exames, primeiramente você precisa fazer esse cadastro no posto de atendimento que escolheu fazer o exame.